Monday, July 14, 2008

Quando a vida está em risco

Meu deus!!!!
Essa dor na garganta não passa...procurei um médico e ele disse que é afta na língua..mas doi tanto assim?!
Estava me preparando para minha viagem de estudo e cultura pelo Canadá com estresse comum de minha personalidade,todos documentos ficaram prontos ,foi uma correria...mas uma semana antes de eu partir aquela dorzinha, ardência ao engolir qualquer coisa aparecia...sabia que tinha uma afta...ela sempre esteve ali e apesar de ir buscar respostas em vários expecialistas a resposta eram sempre as mesmas...Afta, pode ser gênético,pode ser causado por má higiêne da boca,doênças venérias..acidez....etc. Então tá!!!! oque posso fazer é aprender a conviver com essa dor e temporadas longas com a feridinha na base de minha língua; " tenho 35 anos completos no dia 11 de julho de 2008 ,4 dias após minha cirurgia de boca para retirada de um tumor malígno descoberto após exame de biopsia 30 dias antes da cirurgia."
Logo nas primeiras semanas de viagem utilizei de medicamentos para conter a dor e afta..No meu ´primeiro dia de Toronto eu e uns amigos fomes jantar comida Thailandeza, que prá mim é igual Chinesa e a Coreana ... escolhi uma salada de manga verde e vegetaias...deliciosamente agri-dôce....mmm como dói!!!! minha língua pulsou na premeira provada...
Dali por diante comer já se tornava um martírio...antes de ir jantar na casa em que estava hospedado " guys!!! the dinner is ready,we are waiting for you;;;" era assim que sabia que era hora de sofrer... corria pro banheiro escovar meus dentes e usar alguma coisa para amortecer minha dor..
Duas semanas após essa situação, com suadade de amigos , da familia.. dos cachorros e da comida...procurei um médico em Toronto, e ele disse éra afta!!!! .. .eu atravessei um continente pra houvir a mesma coisa....mas médico é médico e não vidente!!!!
Comecei a ter problemas nas aulas de pronunciação em inglês...cada vogal tem diversos sons diferentes e aquela posição da língua no céu- da- boca me levavam a delírios...tive que pedir para sair da sala por duas vezes, pois não aguentava a dor....
"Jesus!!!
Só assim eu me acalmava,lembrava do martírio de jesus. seu flagélo cruel e sua dor ...e eu estava ali sofrendo por uma aftinha?????!"
Fui a casa do Philip e acabei desaguando em lágrimas....estava assustado com tanto sofrimento...
E então ele me disse que não havia nada a fazer naquele momento , somente sobreviver á aquela situação e quando eu voltasse ao Brasil poderia me cuidar melhor,,,pensei até em desistir do curso e retornar....ele tava certo...aproveitei meu tempo ao máximo.... mesmo com aquelas dores.. cada vez que tomava uma cerveja "light blue" geladinha era prazer e sofrimento, sentimentos comuns para nós humanos.


links: Afta? http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/aftas/afta-2.php
Câncer? http://www.itcancer.com.br/index_arquivos/page0008.htm
Toronto? http://www.toronto.ca/

No comments: