Tuesday, July 15, 2008

A descoberta.

Logo em meu primeiro dia de Brasil pedi ao Alfredo pra me levar no pronto socorro pois estava doendo...o médico me receitou algo pra segurar a dor e me aconselhou procurar um especialísta em cabeça e pescoço.
Logo no outro dia já estava com duas consultas marcadas...A primeira foi a descoberta,ainda que visual ,mas por a ferida já estar inflamada acho que já entregou oque poderia ser, a Drª Adriana foi muito esclarecedora e não deixou dúvidas em relação aos procedimentos..no dia seguinte foi feita retirada para a biopsia e eu deveria aguardar os exames.
Foi o começo de um martírio....os dias se passaram e eu tinha uma lista de exames para fazer,,from 30 dias fazendo exames e aguardando resultados.
A dor estava insuportável e se era como uma facada no pescoço que ardia sem parar... as vezes tinha febre epara comer somente depois de preparar bem a boca e o emocional.
O resultado da biópisia saiu e foi constatado um câncer...como já estava agendado com outro médico aproveitei para tirar mais dúvidas .
Nessa semana meu pai abriu mão de compromissos e veio me acompanhar nos médicos e alguns exames, aquele apoio foi muito positivo para me manter calmo. Passei por crises dos "Why me",
e é um momento tristepois queremos respostas para as quais a humanidade ainda não tem, me senti culpado por gostar de cerveja..e de ter perdido muito tempo com regimes bobos em minha vida. Perguntava pra mim mesmo,será que seu ruim?é macumba? " muitos perdem seu tempo com falsas crenças e curandeiros", um amigo meu que mora na Alemanha disse que podia me curar pela web cam, acredita???talvez eu faça a radioterapia com ele...LOL
Sem desmerecer a fé alheia, a medicina investe muito para conter doênças, e câncer ainda é um incognita,mas como minha sábia doutora disse,"o câncer não esta ali por acaso"! por essa razão ela me indicou um acompanhamento psicológico...Com certeza sei que parte da vida miserável que levava,cheio de stress foi a razão de minha doênça.
Exames na mão e data marcada para a cirurgia!!!
A primeira coisa que penso sobre cirurgia é, qual vai ser a sequéla?, no meu caso já certo dos procedimentos para retirada de um câncer de base de língua ,sabia que teria que sofrer um pouco mais por uma razão justa; o câncer na boca pode fácilmente fazer mestátse,ou seja migrar para outras áreas..sabendo do caminho que o câncer costuma fazer os médico fazem um retirada de linfonodos,pelo que ententi faz parte d eum sistema linfático que pode irrigar as células com câncer para outros orgãos.então a cirurgia seria também em parte do pescoço.
O processo padrão para meu caso seria abrir uma tampa lateral pelo pesoço em um corte até a boca, então retirar o tumor e alguns linfonódos da cervical .... após a cirúrgia estaria com uma traqueostomia para garatir minha respiração e uma sonda pelo naríz para me alimentar,pois a límgua incha muito fácil e pode impedir a respiração...e a alimentação após cirurgias se torna impossivel pela boca.
Bom eu já sabia oque iria passar... encontrei coragem talvez não no imaginário ou esperando milagres, isso pode nos fazer muito frágeis perante a situação...tenho fé em um Deus criador e responsável por nós todos... pedi forças e lembrei de tantas alegrias que a vida já me proporcionou, não era hora de fugir de uma realidade, corria ríscos ainda corro, mas pensando bem a vida é assim, não nos tornamos responsáveis por fatos ou situações que não temos controle. As doênças ,a dor e a morte é um fato... mas podemos nos sentir em paz tendo fé em algo bom..sempre há luz no final do túnel...é só não exagerar e se perder com tanta claridade..quero dizer,esperar por milagres não resolve!!! então enfrentar a situação é o mais prático.

LINKS:
Esvaziamento cervical - http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18618
câncer de boca - http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=5202&ReturnCatID=666

No comments: